Eu sou louco!

Irreverência, humor, criatividade, non-sense, ousadia, experimentalismo. Mas tudo pode aparecer aqui. E as coisas sérias também. O futuro dirá se valeu a pena...ou melhor seria ter estado quietinho, preso por uma camisa de forças! (este blog está registado sob o nº 7675/2005 na IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais)

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

sábado, abril 01, 2006

O toque rectal

Durante os anos noventa era eu quarentão e começaram a aparecer-me uns achaques, como que dizendo:
“Oh pá! Lembra-te que já não és um jovem.”
O que mais me apoquentava era o estômago. E como é normal, fui consultar um velho gastrenterologista do Porto que fora considerado um dos melhores, senão o melhor clínico da especialidade, alguns anos antes. Uma doença afastou-o do exercício da profissão e, quando regressou, já tinha perdido alguma clientela.
Chamava-se Hernâni Vasconcelos.
Não sei se ainda é vivo mas, se o for, já é seguramente muito velhinho.
As suas consultas eram exaustivas. Media a temperatura, tinha um pequeno aparelho de raios X, fazia uma análise à urina, perguntava ao paciente tudo e mais alguma coisa...enfim, praticava um acto médico digno desse nome.
E, nos seus clientes do sexo masculino com mais de quarenta anos, não deixava de fazer o toque rectal.
Para os menos bem informados ou mais distraídos, devo esclarecer que o referido toque consistia em introduzir um dedo (com uma luva calçada, evidentemente) no ânus do desgraçado para fazer a apalpação da próstata.
A operação não era dolorosa fisicamente.
Mas psicologicamente era um verdadeiro atentado à minha masculinidade e orgulho de macho.
Que diabo! Um homem e enfiar-me o dedo pelo cu acima era uma afronta que só perdoava ao velho doutor porque sabia que era feita para me proteger de qualquer problema nesse órgão tão importante para a vida sexual. E, ainda por cima, nunca soube qual o dedo que ele utilizava. Pois! Estava de costas! Era como se fosse violado à falsa fé.
Sempre que lá ía, o clínico não deixava de perguntar:
- Oh senhor engenheiro! Da última vez que cá veio fizemos o toque rectal?
- Fizemos sim, senhor doutor! – respondia eu, prontamente, mesmo que fosse mentira.
Mas o homem era esperto e por vezes dava a volta:
- Mas já cá não vem há muito tempo. É melhor ver como está isso!
E pumba! Lá vinha a traumatizante penetração anal.
Felizmente, como o órgão costumava estar em condições, às vezes o Dr. Hernâni dispensava-me dessa verificação.
Devo deixar aqui bem expresso que não fiquei minimamente viciado.
Uff...

Muito recentemente fui consultar um urologista e, como não podia deixar de ser (até porque estou um bom pedaço mais velho) o médico lá me fez o famigerado toque. Depois das apalpadelas da praxe, disse:
- A sua próstata parece a de um rapaz de vinte anos!
Só vos digo que esta afirmação fez-me esquecer completamente o vexame de que acabara de ser vítima e senti-me como que renascido.
Mas, passados uns instantes, pensei:

- Ora! Se tivesse o tesão de um rapaz de vinte anos é que era bom!

40 Comments:

Blogger wind said...

Olha para ele, é só peneiras. Gargalhadas:)))))) beijos

3:57 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Wowowowowow!!!( Expressão da minha filha inglesa!), António!!Espectacular. Uma descrição simples, correcta e exemplar dum toque rectal. Necessário sim, a partir duma certa idade, nos homens, o que evita muitos problemas futuros se detectado a tempo. E nós, tantos toques que temos que sentir ao longo da nossa vida de mulheres, para nosso bem e bem de quem nos segue...Fiz-me entender? Posso dar 20??!! Está muito bom. Beijos. Que Vermoim seja um sucesso...e grande médico é esse médico!

4:17 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Ehhhhhhhhhhhh Calma! Este final não tinha lido! O comentário anterior foi antes deste final. Não era assim quando comentei. E não acho nada bem este final! O tesão de um rapaz de 20 Anos?!! E isso tem algum significado?! Ok. Beijinhos, alteraste o final porque quiseste.

6:58 da tarde  
Blogger lena said...

vaidosoooo !

perfeita maneira como descreves a situação tenho que me render à tua bela escrita


mas quê 20 anos agora? não te chegam os que tens?

não sei o que fazias nem conseguia imaginar-te hoje com 20 anos, olha que a juventude de hoje não é a mesma de 30 anos atrás

podias pedir assim uns 40 é a idade ideal dizem...

não leves a mal, adoro brincar

beijinhos para ti meu amigo

lena

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esse exame foi um trauma para muito boa gente rsss. Felizmente agora há outras formas mais simpaticas de avaliação do estado desse orgão gladular.

O teu pensamento final é que me fez lembrar a história daquele velhinho que foi ao médico, e muito preocupado se queixou que passava o tempo a ir atrás das rapariguinhas novas e bonitas. O médico, optimista, disse-lhe: mas isso é optimo. É sinal de juventude! E o velhinho responde: pois, mas o pior é que depois não me lembro porque a persegui!eheheh


Beijinhos e bom fim de semana
Ana Joana

9:30 da tarde  
Blogger GNM said...

LOOOL...

Tá muito fixe!
É claro que para mim tudo isto
é apenas engraçado e não tumultuoso
pq tenho 26...

Passa um excelente fim de semana!

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

António,

As tuas descrições são geniais!

Um dia estava eu à procura de uma enfermeira no IPO, fui ao sector do cancro da próstata, tendo encontrado um casal conhecido (já com alguma idade) cumprimentou. O marido com ar grave diz-me: “estou aqui porque a minha esposa está à espera de uma consulta, para a próstata”. Então que tudo corra bem! Respondi prontamente, vendo o olhar envergonhado da esposa!
Devido ao pudor, muitos homens não iam ao médico e depois quando queriam tratar-se, já era tarde. As mentalidades estão a mudar.

Com que então um jovenzinho de vinte anos!
Não te chega o espírito jovem que tens???
Não se pode ter tudo!

História formidável!

Bjs,

GR

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que delicia de texto, António!
Fantástico!
Fizeste-me rir.
Realço esta tua frase divina:

Devo deixar aqui bem expresso que não fiquei minimamente viciado.


Beijo e tem um óptimo domingo, ó Homem do Norte. (Eu estou mais a Norte, para que saibas. Tens de olhar para cima para me veres...ehehehehe)
E ai de ti se me voltas a chamar preguiçosa, an? ;-)

2:28 da manhã  
Blogger Leonor said...

durante os noventa eras um quarentao...

durante os anos... (?) agora... sou uma quarentona, rss

e olha... a cabeça afgastou-me sempre o corpo do medico mas o corpo agora nos quarentas ja me levou para exames nunca feitos.

há pouco tempo ensinaram-me uma sigla... PDI.

abraço da leonoreta

10:59 da manhã  
Blogger António said...

Para "ana joana":
Obrigado pela presença.
Já fiz uma ecografia que dizia exactamente que o volume da glândula era praticamente o original. Mas o médico quis fazer o toque...e eu tive de gramar...ah ah.
E ainda me lembro muito bem para que se perseguem as raparigas ou as mulheres...eh eh.

Beijinhos

12:16 da tarde  
Blogger António said...

Para "GR":
Obrigado por mais uma presença, aqui.
Eu não disse que queria ser um jovem de 20 anos.
Eu disse outra coisa...eh eh
Ora confere!

Beijinhos

12:29 da tarde  
Blogger wind said...

Porque alteraste o final?lololol. Estábem, agora querias ter tesão de um de 20 anos. gargalhadas. Só tu. ehehhhe. beijos

12:34 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Claro, Wind!!! Não estás a ver!! Raio de ideia alterar o final. Mas pronto. Beijos.

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem António, se me sorrio normalmente quando leio as tuas coisas, hoje ri-me a bandeiras despregadas!!!!
Vinte anos, hein? Tá bem, registei o desejo! ah ah ah ah ah ah
Com se pode aligeirar um assunto bem sério. Gostei!
Deixo beijinhos

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim aqui parar por mero acaso, mas ri, ri e ri ... deu pra ficar bem disposta o resto do dia :))))

De uma coisa chata, faz um texto hilariante! Parabéns!

Bom Domingo!

PS: Os loucos, n sabem q o são ...

3:05 da tarde  
Blogger lena said...

humm António realmente não dizes bem que querias voltar a ter 20 anos está nas entrelinhas, vamos lá saber porquê

sabes muitos menino ou eu é que tenho muito para apender ...


beijinhos e bom domingo que já vai a meio

lena

4:13 da tarde  
Blogger Papoila said...

António tiro-te o chapéu quanto à forma como descreves o toque rectal e fazes a desdramatização do exame, que é importantíssimo na detecção precoce de alterações neste importante orgão do aparelho genital masculino. É um exame a ser feito periodicamente sim, e deve ser feito pelo médico assistente, pois é um exame fácil de realizar.
Quanto ao final, olha que o que comanda o tal do "tesão" é principalmente o 5º andar...(lol)
Beijo

4:33 da tarde  
Blogger Heloisa said...

Estou a rir a gargalhada (nao pense, que "qualquer coisita", nos ultimos tempos, me poe a rir a gargalhada, porque nao:"elas" andam muito "senhoras do seu nariz"!...); mas, o meu AMIGO, e' impagavel, a contar seja la' o que for... ate', uma "TRAUMATIZANTE INSPECCAO MEDICA"!
_APESAR DAS GARGALHADAS,POSSO ENTENDER, BEM A SUA POUCA DISPOSICAO, PARA ATENDER A MINUCIOSA CONSULTA DESSE AFAMADO (COM MERITO, P'LOS VISTOS...)MEDICO!!!!!
AH! MEU BOM ANTONIO*, congratulo-me, com o seu BOM ESTADO DE SAUDE A TODO O NIVEL!!!!!!
_SAIO, RINDO, AINDA!!!!!!
UM ABRACO*!!!!
_GRATA PELA SUA SEMPRE QUERIDA VISITA!!!!
Heloisa.
************

6:43 da tarde  
Blogger Su said...

ahahahahha não achas pedir demais......
gostei do que li
jocas maradas...sem traumas:))))))

8:25 da tarde  
Blogger Amita said...

Olá António. Excelente crónica com aquele toque de humor que te caracteriza e sempre com aquela escrita "limpa", minuciosa, que muito me agrada ler. Folgo em saber-te bem.
Um bjinho, uma flor e um doce sorriso

9:23 da tarde  
Blogger Caiê said...

António:
acho que é pior fazer uma colonoscopia... Afinal, segue pela mesma entrada.

3:31 da manhã  
Blogger SFeneacoach said...

Ahahahahhahahahaha! Texto de fino recorte humorístico! Muito, muito engraçado! :)

1:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Risosssssssssss! E olha: o melhor é ires desejando não seres mulher na próxima vida, porque uma coisa te digo: as idas regulares ao ginecologista também não são brincadeira! Gargalhadassssssss
E essa publicidade, meu amigo! Essa publicidade!!!!!!!!!! :-)))))

9:00 da tarde  
Blogger pinky said...

hahahahahah c´est la vie! cada um com as suas coisas! ;) boa semana!

9:17 da tarde  
Blogger BlueShell said...

Ó homem...és louco mesmo!!! com tanta "penetração" já devias estar acostumado....e depois quanto ao tesão dos 20...às vezes é só "garganta"...
Uma noite cheia de “coisas DOCES” ( apenas)...
BShell^^^***^^^***^^^***^^^^***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***

10:05 da tarde  
Blogger António said...

Para "ana seixas gomes":
Na próxima vida serei mulher?
Mas então vou ser uma mulher muito feia! Não quero!
Mas eu não fiz publicidade!
Nem preciso!
Toda a gente sabe que sou material de primeira!
ah ah ah

Beijinhos

10:25 da tarde  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Ah, ah, ah, querias não?!!!

Que bom António e pensa bem o quanto deves ao velhote doutor que teve sempre em cima do acontecimento...

estamos a falar dum problema muito grave e, infelizmente, muitos homens não ligam nenhuma...

Continua bem...

3:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É pá.....pensando bem....(rs)...estás a ser bastante apalpado,desde os quarenta. És realmente com convicções, não te (con)venceram! Parabéns e.....mantêm-te firme. Bjks da Intemporal.blogs.sapo.pt

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Até pensaste que era verdade........amigo, são palavras de consolação!...rs
Bjks da Intemporal.blogs.sapo.pt

4:01 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

PROGRAMA

10h30 - POSTO DE TURISMO
Recepção aos Participantes

11h00 - AUDITÓRIO CENTRO CULTURAL
-HOMENAGEM A RAÚL DE
CARVALHO-
-Poeta natural de
Alvito.
Intervenção do Escritor
Antonio Rebordão Navarro

- CONFERÊNCIA BLOGUISTA
Temas defendidos pelos
seguintes oradores:-

-Luis Lança Silva -
(TV ALENTEJO)
-João Espinho-
(PRAÇA DA REPÚBLICA EM
BEJA)

13h00 - QUINTA DOS PRAZERES
Almoço regional

15h30 - Passeio guiado pelo
Concelho de Alvito

17h30 - Visita à Sede do Grupo
Coral

18h00 - Concerto na Igreja Matriz
(Alunos do Conservatório
Regional do Baixo Alentejo)

Valor da refeição 18€ (Dezoito euros) (crianças até 4 anos não pagam, dos 4 aos 10 anos pagam 50%)

PAGAMENTO: Deverão efectuar o pagamento até ao dia 16 de Abril, através de transferência bancária para a conta com o NIB: 0035 0084 0000 3930 700 26 da Caixa Geral de Depósitos e indicar-nos os dados que lhe são solicitados no formulário que enviamos aquando da sua inscrição .

-Desculpem a insistência e o espaço roubado mas não queremos que falte informação sobre o ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO A REALIZAR NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

As nossas saudações e os nossos agradecimentos

8:55 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

Já perdi outra novela mas achei uma da vida real e muito bem contada...Para que querias tu ter 20 anos?? Daaahh!

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO

Assim vale a pena!
Debate, visitas guiadas, concerto, almoço, passeio, homenagem!
Grande convívio cultural!
Parabéns!

GR

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perto de ti, é com agrado que vejo que ainda tenho muito que aprender :-)

A minha história da "banheira" pode até ter algo que se lhe diga, pelo menos para mim teve e muito, mas digo-te sinceramente António, nunca seria capaz de chegar aos teus pés na forma como "desenvolveste" este "toque rectal", talvez porque nunca tal acto nunca me tivesse feito sentir as sensações que tu descreveste hihih ou será por eu não ter próstata hihihi
Os "toques rectais" que já fui "submetida" despertaram-me sempre de forma diferente hihihih.

Prontos, agora que já fiz das minhas vamos lá falar a sério:

- É de louvar a descrição espetacular que fizeste, mesmo porque é sabido que este é um dos exames que não é facil para qualquer homem.

Mas vamos com calma porque um dia voces "sexo forte" irão encarar este exame tal qual nós mulheres, "sexo fraco" encaramos nas rotineiras visitas que fazemos ao nosso ginecologista.

Agora não posso deixar de referir a importância pedagógica que a meu ver tem este teu post. Nunca é demais lembrar a todos os homens que este exame é necessário e indispensável para a precaver problemas.

Bem sei que existem actualmente outra formas de rastreio, que não é implicito o toque rectal, mas também sei que muitos dos urologistas actuais optam por ele.

Beijos ternos


Ps: só mais uma coisinha, olha que para a maioria das mulheres o tesão dos "homens de 20 anos", não é nada de especial...

Sabes aquela máxima: "que Deus dás a nozes a quem não tem dentes"? então é isso mesmo.
Nada como um homem maduro que tem "dentes" e sabe bem utilizar todas as "nozes" ;-)

1:38 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

AHAHAHAHAHAH...

Genial!!!

Abraço ;)

6:44 da tarde  
Blogger Xuinha Foguetão said...

Ahahahahahha!

Não estarás a pedir demais?

Ahahahahahaha!

Beijos

5:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá amigo António
Parabéns, que bom é rir com o que tu escreves, só fiquei com uma dúvida, para que querias tu o tesão dos 20 anos? Então e o charme, e o know how, e toda aquela malandrice que se ganha com a «arrelia» ao longo dos anos....?
Realmente.
Beijinhos
Anabela Gordita

4:55 da tarde  
Blogger NaLua said...

Meu amigo, a minha solidariedade.
Espero não ter necessidade de uma enrabadela dessas nos próximos anos...

Gostei de visitá-lo pela primeira vez, e voltarei certamente.

Uma página muito interessante de que farei um link na minha se não se importar.

10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu amigo, quem andou não tem para andar, eh eh eh, mas anima-te com a idade ganha-se qualidade ;)

beijocas

11:21 da tarde  
Blogger António said...

Para "cila":

Cilinha!
Que bom ver-te por aqui!
Volta mais vezes!

Beijinhos

7:01 da tarde  
Blogger APC said...

Hum... Não pode ter sido assim tão mau, se guardas uma memória tão clara, que se traduz numa escrita tão boa ;-)

Já agora: tesão de 20 e noção de quantos (anos, claro), posso saber?

E o menino nunca ouviu dizer que com muita força e pouco jeiro se arruinam as melhores fechaduras? :-)

11:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home