Eu sou louco!

Irreverência, humor, criatividade, non-sense, ousadia, experimentalismo. Mas tudo pode aparecer aqui. E as coisas sérias também. O futuro dirá se valeu a pena...ou melhor seria ter estado quietinho, preso por uma camisa de forças! (este blog está registado sob o nº 7675/2005 na IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais)

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Ano novo, vida nova

O 22 de Dezembro será o meu último dia na vida activa.
Aproveitando o Decreto-Lei nº 119/99, e após negociações com a empresa onde trabalhei nos últimos 23 anos, decidi passar a um estado de pré-reforma, durante o qual estarei adstrito ao Fundo de Desemprego durante 38 meses transitando posteriormente para a situação de reforma.
O facto de se prever que muito brevemente saia legislação que dificultará de forma muito acentuada a passagem ao estatuto de reformado antes dos 65 anos, contribuiu de forma decisiva para a minha decisão.
Esta mudança representa uma profunda alteração na minha vida.
Mas, não sendo propriamente um velho e gozar (pelo menos aparentemente) de boa saúde física e mental, obviamente que não vou passar os dias sentado num banco do jardim ou no café a apanhar sol ou a ler o jornal.
Como durante esta primeira fase não poderei ter actividade remunerada, depois de passado o período festivo que se aproxima, ou seja, no novo ano, começarei a pensar onde e como ocupar o meu tempo duma forma útil para a sociedade, de forma a não me sentir um parasita.
Não quis deixar de fazer esta comunicação (reparem no tom solene com que a faço) às pessoas que normalmente lêem os escritos que para aqui vou debitando.
Também é provável que incremente o tempo dedicado à escrita, bem como ao exercício físico, esperando, em anos não muito distantes, estar a candidatar-me ao prémio Nobel da Literatura e a uma medalha de ouro numas Olimpíadas.
É caso para dizer:
Ano novo, vida nova.

40 Comments:

Blogger wind said...

Boa decisão que tomaste, a mais racional. E quem sabe não teremos aqui um futuro Nobel. gargalhadas;) Vai em frente com a tua escrita, sim:) beijos

3:11 da manhã  
Blogger nelsonmateus said...

pena estares tão longe, rapaz!
senão ainda brindavamos a isso tudo!

10:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este Natal vai ser um verdadeiro (re)nascer para uma vida nova. Para ela - a nova vida - desejo muito prazer, muita criatividade, MUITA SAÚDE, muita tranquilidade. Ou seja, desejo MUITAAAA FELICIDADE.

Beijinhos
Ana Joana

11:22 da manhã  
Blogger Xuinha Foguetão said...

Toni,

fico contente por esse teu passo em direcção ao prémio Nobel da Literatura e a uma medalha de ouro numas Olimpíadas (pensa que a de prata tb é uma hipótese).
Tenho de te confessar que tenho umas certas dúvidas quanto ao bom estado da tua saúde mental, talvez possas aproveitar esse tempo livre que vais ter para lhe dar uns retoques.
Sim porque depois do teu último post... nem preciso dizer mais nada! ;)
Se precisares de ideias para ocupação do tempo livre tenho umas quantas, uma delas fica já aqui: vou precisar de ajuda para as limpezas mensais da minha casita... se alinhares! Sabes onde me encontrar!
Eheheheheh!

Agora mais a sério...

a tua vida vai mudar completamente e pelo o que me parece tu vais ter umas quantas ideias para ocupar o teu tempo. E das boas! ;)
Desejo-te as maiores felicidades e aproveita muitoooooo!

Podes sempre convencer o teu filho a ter filhos! Ias ter uma bela ocupação: netos! :)

Beijocas grandes!

11:38 da manhã  
Blogger António said...

Para "Ana Joana":

Agradeço do fundo do coração os teus votos.
Sabes qual é o segredo para este tipo de mudança de vida?
Evitar que se abra a Caixa de Pandora: o ócio!

Beijinhos

12:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó ié! Assim é que se fala! Nada de sedentarismos, pessimismos e outros "ismos" que tais! Vou apanhar boleia nesta sua "boa onda"! Posso? ;)

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou certa que vais saber ocupar muito bem o teu tempo, mais liberto para coisas boa para ti, meu grande migo, desde já te aconselho, o Maia club é optimo, na Foz também tens lá um que até digasse em abono da verdade, tem uns instrutores munta do bem constituidos... ai mas u queres instrutoras, né ;-) jinhos António a nostalgia já me está a passar... Escrever faz bem... olha é melhor que ir ao psicólogo hihih jinhos again ps: essa de queres viver na pildra teve piada hihih e olha que a que nós conhecemos até é soalheira hihih ;-)

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É! Temos que ter vontade para mudar, tudo começa por aí!;)

2:59 da tarde  
Blogger lena said...

uma boa decisão a tua e quanto a "em anos não muito distantes, estares a candidatar-te ao prémio Nobel da Literatura e a uma medalha de ouro numas Olimpíadas" acredito em ti pois tudo é possível.

aproveita o teu tempo o melhor possível e certamente que ideias não te faltam

e dizes muito bem Ano novo, vida nova

beijinhos para ti

lena

3:16 da tarde  
Blogger Luís Monteiro da Cunha said...

Pode ser que depois já possas fazer a entrega da coca...lol Mas como eu a pedi... não a que pensavas!!!

Creio que esta decisão é acertada.
Eu, ainda não a posso tomar... por pouco, mas não posso, senão... ainda nos iriam ver a jogar cartas nos jardins...lol
Eu não sei jogar, mas de certeza que me ensinavas.

Espero conhecer o futuro Nobel...
Assim como espero que não vá para Espanha após o titulo... lol

Agradeço as palavras no meu cantinho, sabem sempre bem.

Bom fim de semana

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passei novamente por aqui e não posso deixar de discordar com a tua primeira frase: "meu último dia na vida activa"??????.Isso é que era bom!!!! Nem pensar. Muita actividade é o que se espera para a tua nova fase. Cada vez mais acção, mais produção, porque agora tens toda a autonomia, todo o tempo do mundo. Toca a mexer menino. Podes preparar os ténis eheheh!

Beijinhos e bom fim de semana
Ana Joana

5:08 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Boa ideia!! Prémio Nobel e Olimpíadas!! Acho uma excelente ideia! Ano Novo, Vida Nova...Beijinhos, bom fim de semana para ti.

6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

António,

Parabéns, depois de catorze ou quinze anos de estudo, vinte e muitos anos a trabalhar, tens todo o direito de viveres “para ti”!
Que o faças da melhor maneira! Ainda és muito novo!
Com a tua imaginação, não vai ser difícil.
Quem me dera estar na tua situação!!!
Essa do Prémio Nobel, coitado do A. Lobo Antunes, ficava a odiar-te, para o resto da vida!
Mas se tal tiver que acontecer (tu mereces), quero o AUTÓGRAFO de cor azul! Caneta permanente azul! Leitores exigentes!

Um beijo e toda a felicidade para esta nova etapa!

GR

9:34 da tarde  
Blogger margusta said...

Meu querido António,
...ora aí está a decisão acertada, e depois tenho a certeza que saberás muito bem como ocupar o teu tempo...não da forma mencionada no post anterior...o qual não pude deixar de ler "seu adorável louco"..lol

Aproveito tambem para te desejar um Natal muito Feliz...e que 2006 seja o ano do recomeço de uma Vida Nova ...

Beijinhos muitos.

11:30 da tarde  
Blogger lena said...

gostei do copo estar sempre meio cheio, é isso mesmo António

beijinhos e bom fim de semana para ti

lena

12:57 da tarde  
Blogger António said...

Para "Ana Joana":

Eu utilizei a expressão "vida activa" em sentido restrito e não em sentido lato.
Obviamente que não vou deixar-me cair no ócio.
Nem aos 80 quanto mais aos 56!

Beijinhos

3:01 da tarde  
Blogger António said...

Para "sonamaia":

Se passar na tua rua a correr, será tal a minha velocidade que não tenho travões para parar e dizer Olá! eh eh eh

Mas posso tentar convencer-te a deixar o sedentarismo...

Obrigado pelos teus votos!

Beijinhos

3:05 da tarde  
Blogger António said...

Para "GR":

Dezassete anos de estudo e trinta e três de trabalho (incluindo serviço militar), para ser mais rigoroso. eh eh

Obrigado pelos teus votos de boa sorte!

Seguramente que não deixarei abrir a caixa de Pandora destas situações: o ócio.

Porque queres o autógrafo de cor azul? Podes explicar-me?

Beijinhos

3:16 da tarde  
Blogger nelsonmateus said...

antónio, já pensaste em candidatar-t as presidenciais?
só para passar o tempo, of course!

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A sério António?Sabes não costumo e não vou dar opinião...mas vou-te dar conta de uma coisa que sinceramente sempre senti,vão genhar outras facetas da tua vida mais de ti e tu delas... a escrita e outras ,porque um homem assim tem de certeza muitas facetas a que não se dedicou tanto por falta de espaço no tempo...
E depois temos ainda as admiradoras,ah!ah!esssa do físico tem água no bico AAAH! menino,não?ah!ah!
Espero que possas viver sonhos e contruir outros...sentires que estás bem vivo e feliz,no fundo desejo-te tudo o que de melhor haja no mundo,acho-te um homem à maneira,amigo!
ana

6:12 da tarde  
Blogger António said...

Para "ana":

Agradeço a tua visita e o teu generoso e inteligente comentário.
Espero, realmente, poder fazer agora algumas coisas que, o exercício de uma actividade profisional, necessáriamente inibe.

Não consegui identificar a admiradora do físico. Podes dar-me uma ajuda?
Será alguma pessoa também seduzida pelo Newton ou pelo Einstein?
ah ah ah

Beijinho

6:29 da tarde  
Blogger Leonor said...

ok!
tempo livre para se fazer o que se gosta... escrever, passear...

e ainda aspirar ao premio nobel e a medalha de ouro...

e ja agora, um boné de cerejas.

estou a brincar...

ainda bem que udo correu como desejaste e como o ano novo se aproxima que consigas realizar-te na tua vida nova.

abraço da leonoreta

9:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite.
Mais uma pessoa da Maia.
É a 1º vez que visito este blog, está com muita boa apresentação, prometo cá voltar.
Um bom fim de semana.
amil

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A passagem de uma situação de stress activo para uma acalmia tem
seus custos e tens que estar preparado para o "embate". Não é
fácil nos primeiros tempos, mas como tu tens imaginação fértil, isso concerteza vai ajudar-te a encontrar outras motivações.

Beijinhos

10:03 da tarde  
Blogger António said...

Para "amil":

Obrigado pela visita.
Volta sempre

Um beijo se fores mulher
Um abraço se fores homem

11:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fui visitar a tua página e, qual não é o meu espanto, somos vizinhos nas datas de aniversário :-) Temos gente, sim senhor! Um Capricórnio, ainda por cima, merecedor de um prémio Nobel,com uma prenda de Natal mais do que boa!... Sim, que isto de um jovem poder ir assim para a boa vidinha, de fazer o que bem lhe apetece, até dá para sentir uma invejazita. Estou a brincar, António. Não tenho inveja. Fico super feliz que estejas a abarrotar de coisas boas para fazer!
Vais ter um Natal óptimo!
Aproveita e vens até cá para tomarmos um café.
Bom fim de semana e parabéns pela boa notícia.
Beijo amigo, Cris

12:23 da manhã  
Blogger Menina Marota said...

Qualquer dos Prémios a que te venhas a candidatar, eu quero estar na 1ª. fila para te ver recebê-los...

Com a tua dinâmica,não me parece que vás ficar parado... ;)

Deixo-te um abraço e FELIZ NATAL para ti e quem te acompanha ;)

2:34 da tarde  
Blogger Ovelha Negra said...

;) É assim mesmo!
Fico feliz por ti, por não teres medo da mudança e olhares para a frente com bons olhos!
Desejo-te tudo de bom!
Quanto à medalha...ok...veremos lol

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ANO NOVO VIDA NOVA António! Escreve! Quanto às Olimpiadas é pouco divulgado, mas nos Jogos Olímpicos de Moscovo, um português do Porto que na altura tinha 80 anos, ganhou a medalha de ouro de participação na corrida aberta ao público! Viveu até aos 100! Beijo

4:32 da tarde  
Blogger Caiê said...

Parabéns! E parece-me q isso também significa muitos e mais bons posts para nosso deleite! ;)

8:46 da tarde  
Blogger Lmatta said...

Um Bom Natal Cheio De Paz
Muitos beijinhos

11:33 da tarde  
Blogger heidy said...

Cá estou eu... eu aconselho o voluntariado. Existem tantas pessoas que precisam desse espírito empreendedor. que tal amigo?

agora foi só para te dar uma bejoka, mais logo, venho ler o resto dos teus textos... tenho sido uma desnaturada e já tenho saudades tuas. :p

12:36 da tarde  
Blogger GNM said...

Boa sorte... E falando em Nobel, o Saramago só começou a escrever "a sério" com essa idade... e foi devido a uma situação de desemprego!

Fica bem e sorri!

8:25 da tarde  
Blogger Leonor C.. said...

É assim mesmo: Ano Novo vida nova! Espero que sejas mais positivo do que eu... Digo sempre, isso mas depois...
Que esses teus sonhos se tornem realidade e que eu assista!

Bjs.

9:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passei só para deixar um beijinho! 'Tá quase!!!!!!!!! ;)

6:56 da tarde  
Blogger lobices said...

...um abraço de Feliz Natal

8:17 da tarde  
Blogger Heloisa B.P said...

MEU AMIGO*,
QUE O ANO NOVO,SEJA, PARA SI*, AQUILO QUE GOSTARIA QUE ELE FOSSE!
Principalmente, que seja UM ANO DE ALEGRIAS E OBJECTIVOS ATINGIDOS!
_Naop lhe desejo um ANO com mais TALENTO, porque *ISSO* JA' POSSUI EM ABUNDANCIA! Mas, que seja, o ANO, em que Sua ESCRITA, se possa LER A QUALQUER HORA E, NOS ACOMPANHE, A QUALQUER LADO, QUANDO O DESEJARMOS! Ou seja:continue AQUI na Tela de cada computador, mas passe para as FOLHINHAS DE PAPEL, ENVOLVIDAS NUMA CAPINHA (DURA E COLORIDA... ou... menos colorida, dependendo de seu gosto!)!
_FIQUE EM HARMONIA_!!!!!!

Eu, continuo de "Hibernacao"!
Aceite meu Abraco!

Heloisa B.P.
**************

9:21 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

Não podes vir cá a casa ajudar nas limpezas? Ou na cozinha?Ou a lavar o carro? Ou a varrer o pátio, cortar a relva, podar as árvores...

10:41 da tarde  
Blogger pinky said...

PARABÊNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!È HOJE!
COOOOOL! és muito novo e com muita sorte. há tanta coisa que podes fazer agora, mesmo em termos dde beneficiência.
tenho um amigo que enquanto esteve desempregado e á procura de emprego, nos tempos livres entre entrevistas e leitura de jornais ía ajudar a sopa dos pobres, se visses o sorriso com que andava, radiante.
Quanto á escrita, assino a petição! ainda te vejo publicado!exercício fisico aconselhote a yoga porque te trata simultâneamente do corpo e do espírito.
e dito tudo isto, só te tenho a desejar a melhor das sortes na tua nova vida, aproveita-a bem, como estou certa que vais fazer.
Muitos beijos natalicios e um BOM NATAL para ti e toda a tua familia.

4:24 da manhã  
Blogger heidy said...

:) E que tal estes primeiros dias? Ano novo vida nova!

bejokitas

9:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home