Eu sou louco!

Irreverência, humor, criatividade, non-sense, ousadia, experimentalismo. Mas tudo pode aparecer aqui. E as coisas sérias também. O futuro dirá se valeu a pena...ou melhor seria ter estado quietinho, preso por uma camisa de forças! (este blog está registado sob o nº 7675/2005 na IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais)

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Direito de Autor

Não sei se alguém reparou que, há alguns dias, a parte final do texto introdutório deste blog sofreu uma alteração.
Cerca de um mês depois de ter formalizado o pedido, recebi no passado dia 12 de Dezembro de 2005 uma carta da IGAC – Inspecção Geral das Actividades Culturais, organismo integrado no Ministério da Cultura, com o seguinte teor:

"Vimos, por este meio, comunicar a V. Exa. o deferimento do pedido de registo de Direito de Autor da obra abaixo indicada:
“EU SOU LOUCO! (BLOG)
Endereço:
http://eusoulouco.blogspot.com"

Espero, deste modo, ter os meus textos protegidos contra roubo ou plágio.
Não terão um valor por aí além, mas foram gerados pela minha imaginação, memória e trabalho, pelo que não me seria muito agradável vê-los publicados noutros locais sem a minha autorização.
Gostava de ter opiniões sobre a eficácia que este registo tem na protecção da obra (sinto-me um pouco esmagado por esta palavra – obra!), sobretudo de pessoas que tenham experiências positivas ou negativas nesta matéria.

30 Comments:

Blogger Xuinha Foguetão said...

Boa jogada, Toni!

Parabéns!

Tu não páras de me surpreender!
És uma caixinha de surpresas.

Ehehehehe!

Beijocas grandes.

12:00 da tarde  
Blogger nelsonmateus said...

tarde demais ... já copiei grande parte da tua obra e neste preciso momento estou a negociar a produção d t-shirts com algumas das tuas frases estampadas nelas.

VOU FICAR RICO A TUA CUSTA!

12:57 da tarde  
Blogger Leonor said...

por acaso ainda nao tinha reparado. mas porque é que eu sou assim...?
passa tudo ao largo...

bem!

feliz natal para ti antonio. tudo de bom para ti, principalmente porque uma nova etapa na tua vida se aproxima, a do lazer pleno.

1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nunca tinha pensado nisso....vou ali pensar e já volto! ;)

1:14 da tarde  
Blogger Caiê said...

Homem, nem sabia que isso se podia fazer em elação a blogs! O que te posso dizer é que já me dei conta de textos (não texto integral, mas a ideia em si) que aparecem de blogs para blogs... Isto é muito chato, mas vê-se. Fizeste bem!

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso do valor são os leitores que lhe atribuem..., mas é assim que se fala quando se é perfeccionista... Quanto à salvaguarda dos direitos de autor não tinha pensado no facto, mas parece-me bem que o tenhas feito1 BOM NATAL António! Beijo

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

António,

Já é um começo!
DIREITOS DE AUTOR!
Falando sério.
Tens muitos bons textos que poderás publicá-los como, Contos, Crónicas em livro!
Naturalmente (por vezes sem mal), seria muito aborrecido, estarem publicados num outro blog!
Saramago, Mia e ALA, têm crónicas, editadas e vendem-se, são uma maravilha! Porque razão não começas por aí?
Oficialmente, és AUTOR!
Muitos parabéns!
Eu cá tenho a minha razão!
Irás ser um grande escritor!

Beijos,

GR

6:43 da tarde  
Blogger MT said...

Bem pensado, como é que se faz isso? Também quero!

7:22 da tarde  
Blogger Su said...

passei para desejar-te um feliz natal e que o ano novo seja repleto de coisas boas e lindas , para ti e todos os teus
mil jocas maradas de natal

9:15 da tarde  
Blogger António said...

Para "GR":
Agradeço a tua insistência para que eu publique em papel.
Sinto-me motivado pelo teu estimulo.
Mas quem decide publicar são os editores.
Agora que começo nova vida, talvez arranje "lata" para enviar material para alguns desses senhores.

Beijinhos

10:20 da tarde  
Blogger António said...

COMO REGISTAR UM BLOG

Telefonar para o 21.321.25.28

Enviar por correio:

- Formulário 71 preenchido (vai-se buscar a www.igac.pt)
- Cheque de €25,30 à ordem do IGAC
- Fotocópia do BI e do cartão do NIF
- Toda a informação possível sobre o blog (eu fiz uma impressão da lista de títulos que aparece em EDIT, salvo erro)

10:51 da tarde  
Blogger MT said...

Obrigada pela informação, então quando tiver mais tempo, passe pelo blog e diga de sua justiça.

Beijinhos

11:04 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Ser plagiado é uma grande merda. Acho que fizeste muito bem. Estás assim protegido, penso eu. Neste país nunca se sabe se as coisas funcionam como gostaríamos, mas talvez!! Beijinhos.

12:39 da manhã  
Blogger wind said...

Olha pelo que sei, mesmo com direitos de autor, muitos poemas ou textos de bloggers são estupidamente plagiados e nem dizem de quem é a autoria. Tens de estar atento a isso.
Não só cá em Portugal, como em blogs brasileiros encontras poemas de bloggers portugueses. Aí tens de lá ir nem que seja escrever qualquer coisa e denunciar à Sociedade Portuguesa de Autores. beijos e bom natal:)

2:34 da manhã  
Blogger Afrodite said...

Não ficas imune.... mas mais protegido. Fizeste bem. Já era hora.....

E é claro que eu deveria fazer como toda a gente, ou seja,
mandar mais ‘um’ e-mail pra entupir a tua caixa de mensagens.....

É isso, Natal é um momento de reflexão e
blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá......

Desejo-te muita paz, saúde e blá,blá,blá,blá,blá,blá......

Mas sejamos mais realistas...mais verdadeiros....
O que aqui a Afrodite Maria te deseja,
do fundo do coração,é que.....

5:21 da manhã  
Blogger guga2004 said...

Acho muito bem. Realmente, é preciso alguém ter sentido prático e pensar nas coisas.

Sandra

9:46 da manhã  
Blogger Manolo Heredia said...

Tony,
És mesmo louco!
O IGAC agradece! duvido é que consigas ganhar 1 cêntimo que seja em acções de tribunal contra eventuais plagiadores.
Os verdadeiros criadores ficam satisfeitos com quem os plagia, pois isso significa que as suas ideias tiveram eco em outrém e estão a caminhar no espaço do conhecimento.
As boas ideias têm identidade própria, não pertencem a ninguém.

11:43 da manhã  
Blogger saltapocinhas said...

Feliz Natal!:)

4:46 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

ó pá agora que eu já tenho o livro pronto a publicar, não me vais denunciar pois não? além disso TU é que quers ir preso!!

4:47 da tarde  
Blogger Misty said...

Olha, pá, tshirts agora tá frio, tava mais a pensar em carapuços e cachecóis "Eu Sou Louco"...ou citações...mas podemos fazer isti in a legal way e lanças-te numa de franchising do merchandising, qu'é qu'achas?? lol...

Olha, Bom Natal e tal! E que 2006 seja um ano repleto de tudo quanto é bom e que, sem qq dúvida, mereces!

:*

5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Centro de Ajuda Espiritual da Areosa deseja ao António e seus leitores um Feliz Natal e Prospero Ano Novo.
freefotolog.net/ngareosa
Ana Mª Costa e Igreja da Areosa

5:52 da tarde  
Blogger Heloisa B.P said...

REAFIRMO MEUS VOTOS DE EXCELENTE EPOCA FESTIVA!
_AGRADECO SUA VISITA (SUAS VISITAS!)

Coloquei algumas palavras em meus blogues:principalmente, para Honrar Meus AMIGOS e, agradecer Sua paciencia e carinho!

Meu Abraco!
_Fique em PAZ!
.................PS: Penso, que fez muito bem em colocar (proteger) *SUA OBRA*sob os DIREITOS DE AUTOR!!!!!!
.....................
*************************

7:04 da tarde  
Blogger António said...

Obrigado, Ana Maria

9:48 da tarde  
Blogger lena said...

Foi bem pensado, consegues surpreender-me, jamais me passou isso pela cabeça e acho que fizeste bem

beijinhos meus

lena

7:10 da tarde  
Blogger pinky said...

sim sr! isso é que é fazer as coisas á séria, como deve ser.
não tenho expriência nenhuma nesse campo, mas posso te dizer que tendo a "obra" registada, ficas com direito de processar e pedir indemnização a quem te plagiar.
bjs

9:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá António! Como sou distraída!
Miss Cat Sunflower é minha filha mais nova que vive em Oxford há 4 anos... Beijo

5:28 da tarde  
Blogger António said...

Para "sonamaia":

Agora vais levar com um processo em cima!
eh eh

Beijinhos

6:52 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Já não vais a tempo, louco... já tenho tudo impresso e pronto a facturar uma nota das grandes...quando estiver à venda em tudo o que for livraria!! eheh

Fizeste bem! Eu já fui tão plagiada, até por Blog's brasileiros, que agora já nem ligo! Já me aborreci bastante há uns anos, (alertaram-me para isso) quando vi poemas meus, que tinha colocado num Fórum onde escrevia, num Blog de uma "poeta" brasileira, que até sairam em livro e tudo! Imagina como fiquei! Bem denunciem na altura a situação, mas não levou a nada! Tinha que ir ao Brasil, Vê lá...(só se fosse de férias...) e o dinheiro que ia gastar em Tribunais para repôr a verdade, não valia a pena, por isso... ficou assim, a dita "poeta" ficou com os poemas meus, mas eu fiquei com a consciência e o orgulho de que eles eram mesmo meus! E, isso é que me interessa a minha consciência.

Mas fizeste bem, salvaguardando os teus interesses, mas repara, se já te copiaram os textos, como saberás? Este mundo virtual é enorme e não estamos em todos...

Um abraço ;)

12:52 da tarde  
Blogger heidy said...

Acho muito bem! :p

9:50 da tarde  
Blogger Nuno Furtado said...

uma pergunta como trataste disto? o que foi preciso?
se puderes contacta-me por email : masterperas@gmail.com

1:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home